A escolha de Rebecca Sugar como diretora e escritora representa um passo marcante para o universo dos Mumins, já que sua trajetória à frente de Steven Universo sempre esteve ligada ao cuidado com temas como diversidade, emoções profundas e narrativas originais. Sugar se une à veterana produtora Julia Pistor, conhecida por Bob Esponja: O Filme (2024) e pelos longas dos Rugrats, e com o estúdio Annapurna, responsável por animações como Nimona (2023).

Criados pela artista finlandesa Tove Jansson durante a Segunda Guerra Mundial, os Mumins são trolls gentis e rechonchudos que vivem no Vale dos Mumins, participando aventuras repletas de valores como amizade, coragem e respeito. Sucesso internacional, os personagens protagonizaram nove livros, uma série de TV, quadrinhos distribuídos em mais de 40 países, adaptações presentes em 120 nações e até parques temáticos.
Roleff Kråkström, CEO da Moomin Characters, declarou entusiasmo na reinterpretação das histórias dos Moomins para que sejam descobertas e redescobertas tanto por fãs antigos quanto novos.

A última exibição da série nos cinema foi Moomins and the Winter Wonderland (sem título oficial em português), em 2017, com Bill Skarsgård, Alicia Vikander e Stellan Skarsgård no elenco.
O filme ainda não tem previsão de estreia definida.