Imagem: Larissa Futaki

Especial Halloween: 5 filmes assustadoramente divertidos para maratonar em outubro

Propostas não tão comuns para curtir a data

15/10/2025 às 10:43

Embora não seja um feriado oficial no Brasil, o Halloween conquistou os brasileiros, que celebram a data com fantasias criativas, decorações e festas temáticas. A celebração é marcada por elementos icônicos como abóboras iluminadas, fantasmas, bruxas, caveiras, gatos pretos e todo o universo de misticismo e sobrenatural que envolve a data.

Conhecida como Spooky Season, a temporada mais assustadora do calendário é amplamente retratada em filmes e séries, seja como tema central de histórias arrepiantes, seja em produções que exploram estéticas melancólicas ou sombrias. Não é à toa que, além das festas à fantasia, muita gente aproveita o período para maratonar clássicos que marcaram gerações, como Os Caça-Fantasmas (1984), Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988), Edward Mãos de Tesoura (1990), A Família Addams (1991) e Abracadabra (1993). Essas produções misturam humor, fantasia e um toque de estranheza que evocam nostalgia e conforto nos fãs do Halloween.

Mais do que uma celebração de “doces ou travessuras”, o Halloween simboliza um momento de pertencimento para quem se identifica com o diferente e o inusitado. É o único período do ano em que as “esquisitices” ganham destaque e todos podem expressar sua criatividade sem julgamentos. A data vai além do medo e do susto, trata-se de celebrar a liberdade de ser quem você é, mergulhar no mundo do imaginário e se permitir viver um pouco da magia do extraordinário.

Para quem quer entrar no clima, vale transformar a sala em um pequeno cinema e curtir uma maratona temática. A seguir, estão algumas indicações não tão óbvias para celebrar o Halloween no conforto de casa ou em uma sessão com amigos.

Stopmotion (2023)

Imagem: Divulgação

Sinopse: Ella Blake, uma animadora de stop-motion que luta para controlar seus demônios após a perda de sua mãe autoritária, embarca na criação de um filme que se torna o campo de batalha por sua sanidade. À medida que a mente de Ella começa a se fragmentar, os personagens de seu projeto ganham vida própria.

Stopmotion é uma grata surpresa por usar a criação artística da personagem para representar a obsessão com perfeccionismo como resultado de traumas. A técnica que dá nome ao filme é assustadora quando combinada com a realidade da protagonista.

Vicious Fun (2020) | Círculo Vicioso

Imagem: Divulgação

Sinopse: Joel, um crítico de cinema cáustico dos anos 80 de uma revista nacional de terror, se vê involuntariamente preso em um grupo de autoajuda para assassinos em série. Sem outra escolha, Joel tenta se misturar ao ambiente homicida ou corre o risco de se tornar a próxima vítima.

A estética retrô e com muito neon faz parecer que será apenas mais um filme inspirado em clássicos do anos 80, mas a ideia na prática consegue soar moderna. Um filme sólido que presta homenagem ao terror slasher enquanto zomba de seus clichês.

Hell House LLC (2015)

Imagem: Divulgação

Sinopse: Cinco anos depois que um mau funcionamento inexplicável causa a morte de 15 visitantes e funcionários da excursão na noite de abertura de uma excursão de Halloween em uma casa mal-assombrada, uma equipe de documentários viaja de volta ao local da tragédia para descobrir o que realmente aconteceu.

Não é inovador pelo uso de found footage, mas consegue cumprir bem o seu dever: assustar. É difícil não se intrigar com o desenvolvimento dos acontecimentos, mescla muito bem a curiosidade e o medo.

The Loved Ones (2009) | Entes Queridos

Imagem: Divulgação

Sinopse: Quando Brent recusa o convite de sua colega de classe Lola para o baile de formatura, ela elabora um plano extremamente violento de vingança.

Uma jóia australiana que nos apresenta uma das personagens de terror mais pertubadas de todos os tempos. Extremamente original e violento, se destaca dentre tantos filmes que adotam a clássica narrativa de uma noite de baile que termina mal.

Behind the Mask: The Rise of Leslie Vernon (2006) | Por Trás da Máscara: O Surgimento de Leslie Vernon

Imagem: Divulgação

Sinopse: O próximo grande assassino e psicopata deu a uma equipe de documentários, acesso exclusivo à sua vida enquanto planeja seu reinado de terror sobre a tranquila cidade de Glen Echo.

Uma carta de amor ao subgenero slasher, o pseudodocumentário é hilário e inteligente. Embora não seja assustador, é fascinante como analisa ícones ficcionais dos filmes de terror como se eles existissem no nosso mundo real.

Últimas Notícias

Nova temporada de O Lótus Branco será filmada em Paris e na Riviera Francesa
Terror erótico Lago dos Ossos, com Marco Pigossi, ganha data de estreia no Brasil
Homicídios ao Domicílio é renovada para 6ª temporada, que será filmada em Londres
John Williams volta a compor para Spielberg em aventura sci-fi sobre UFOs prevista para 2026