Em uma entrevista recente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, ilustrou o que talvez o futuro da linha Xbox: o próximo console da empresa pode ser, na prática, um híbrido entre console e PC.
Segundo um relatório divulgado pelo Windows Central, o novo Xbox permitirá que os jogadores alternem livremente entre o ecossistema tradicional da marca e um modo Windows completo, funcionando como um computador pessoal. Isso significa que o dispositivo poderá acessar tanto jogos no Xbox Game Pass ou na Microsoft Store, mas também títulos de outras plataformas incluindo jogos da PlayStation lançados no PC via Steam, como God of War, Spider-Man e Ghost of Tsushima. Além disso, o acesso a outros lançadores, como Battle.net e Riot Launcher, também estaria incluso.
Questionado sobre o rumo da divisão de games em uma entrevista ao TBPN, Nadella reafirmou a visão da empresa de unificar experiências e plataformas. “É engraçado como as pessoas pensam em console e PC como duas coisas diferentes. Nós criamos o console porque queríamos construir um PC melhor, capaz de rodar jogos com bom desempenho. Gostaria de revisitar um pouco essa visão convencional”.
A fala de Nadella reforça a postura que vem sendo delineada por outros executivos da empresa. Sarah Bond, presidente da divisão Xbox, já havia indicado que a próxima geração será “uma experiência premium, de alto desempenho e cuidadosamente projetada”, citando o novo console portátil ASUS ROG Ally X, como um vislumbre do que está por vir. Bond também enfatizou que o objetivo da empresa é criar um ecossistema de jogos “não limitado a uma única loja ou dispositivo”.
O novo Xbox, desenvolvido em parceria com a AMD, promete “desempenho de próxima geração, gráficos de ponta, jogabilidade inovadora e compatibilidade total” com o catálogo atual de jogos. A ideia central da Microsoft se aproxima cada vez mais da ideia de “jogar onde quiser, como quiser”.
Por fim, Nadella comentou sobre o modelo de negócios do setor, defendendo que margens saudáveis são essenciais para financiar inovação e novos formatos de mídia interativa. “A concorrência dos games não são outros games. São vídeos curtos”, afirmou. “Portanto, se nós, como indústria, não continuarmos a inovar — tanto na forma como produzimos, quanto no que produzimos e na forma como pensamos sobre a distribuição — o modelo econômico, a melhor maneira de inovar, é ter boas margens de lucro, porque é assim que se consegue financiamento.”
Com essas declarações, a Microsoft basicamente confirma as tendências para a nova era do Xbox: o console deixa de ser um sistema fechado para se tornar um verdadeiro hub de jogos multiplataforma, borrando as fronteiras entre PC, console e nuvem. Isso já havia sido sinalizado de certa forma com a quebra da exclusividade de jogos recentes com o nome da empresa; desde a migração gradual de jogos “exclusivos” para o PC através da Microsoft/Windows, até a recente notícia de que o próximo Halo sairá no lançamento para o Playstation 5.
 
											 
								 
								 
								 
								