O The Wrap divulgou que a ameaça do próximo filme de James Gunn é Brainiac. Será a primeira vez que o vilão aparecerá em um filme. James Gunn até agora só disse que o inimigo do próximo filme é algo grande o suficiente para unir Lex e Superman, gerando especulações se era ou não Brainiac.
Isso por que nas HQs, o alienígena verde é um vilão poderoso o suficiente para exigir essa aliança, mas também existem muitas histórias onde Luthor trai Superman e ajuda Brainiac. E os dois vilões possuem similaridades, como genialidade, obsessão por mais conhecimento e megalomania, o que os coloca mais como rivais.
Já houveram várias tentativas de trazer o vilão para um filme em live action, desde os tempos em que Superman era interpretado por Christopher Reeve. Ele seria o antagonista do Superman 3 (1983), mas a história não foi para a frente. O filme Superman Lives, que Tim Burton estava planejando nos anos 90, com Nicholas Cage no papel do homem de aço, teria Brainiac, mas a produção foi encerrada. Tanto Brian Singer, que fez Superman: O Retorno (2006), quanto Zack Snyder quiseram usá-lo nas sequências dos seus filmes, mas elas não vingaram.