Craig Mazin, co-criador da série The Last of Us, agora vai comandar outra adaptação de um videogame aclamado: Baldur’s Gate III na HBO. A informação foi divulgada pelo Deadline e aponta que o projeto está sendo realizado em parceria com a Hasbro, detentora dos direitos de Dungeons & Dragons. Apesar de ter sido a desenvolvedora do jogo, a Larian Studios não tem envolvimento com a produção da série.

Nem todos sabem, mas os jogos de Baldur’s Gate fazem parte do universo de Dungeons & Dragons. Por isso, a principal força criativa por trás da franquia é a Wizards of the Coast, empresa de RPG e jogos de tabuleiro pertencente à Hasbro. Ainda assim, a série deve seguir como uma continuação da história de Baldur’s Gate III, desenvolvido pela Larian e lançado em 2023, que foi consagrado como Jogo do Ano no The Game Awards.
Mazin é creditado como criador, roteirista, produtor executivo e showrunner da série. Já Chris Perkins, ex-chefe criativo da Wizards of the Coast, atuará como consultor do projeto.
Pouco tempo depois do anúncio, o CEO da Larian Studios, Swen Vincke, e o diretor de publicação, Michael Douse, afirmaram que a empresa não tem participação no projeto. Ainda assim, Vincke revelou que Craig Mazin entrou em contato com ele e que, pelo que conversaram, o showrunner se mostrou um grande fã do jogo.
Já em um tweet, ao responder Geoff Keighley, apresentador e produtor do The Game Awards, Douse afirmou que foi a Larian quem tornou o jogo popular o suficiente para que a série fosse referenciada como Baldur’s Gate III. A Larian detém apenas a licença para criar jogos dentro desse universo. Apesar do sucesso estrondoso e da enxurrada de prêmios, a franquia sempre pertenceu à Hasbro.
Except that we made it popular enough for it to be referred to as Baldur's Gate 3
— Very AFK (@Cromwelp) February 6, 2026
Outro ponto de apreensão entre os fãs da franquia é o comando de Mazin, já que a segunda temporada de The Last of Us não agradou tanto quanto a primeira, ao seguir por caminhos diferentes e, para muitos, mais leves do que os apresentados nos jogos.
A série de Baldur’s Gate ainda não tem previsão de estreia.