O Brasil segue dominando a temporada de premiações, seja diretamente, com O Agente Secreto, ou indiretamente, por meio de brasileiros que integram a equipe de outras produções, como o diretor de fotografia Adolpho Veloso. Foi o que aconteceu na 41ª edição do Spirit Awards, uma das mais respeitadas premiações do cinema independente, realizada neste domingo, 15 de fevereiro, em Los Angeles.
O já consagrado e aclamado O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional, principal reconhecimento concedido a produções não estadunidenses no evento.
No palco, Mendonça Filho dedicou o troféu aos jovens cineastas, reforçando o poder das narrativas autorais. “Eles têm a chance de fazer filmes emocionantes sobre a vida, sobre as pessoas, sobre o próprio bairro.”
O Brasil também brilhou nas categorias técnicas. O diretor de fotografia Adolpho Veloso conquistou o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme Sonhos de Trem.
Na cerimônia, o anúncio foi feito por Wagner Moura, criando um momento ainda mais especial e emocionante na celebração. Veloso brincou que a presença dos dois brasileiros no palco já garantiria um “Carnaval” na premiação.

Premiações como essas serve como termômetro e preparativo para o prêmio do Oscar, que acontece em 15 de março em Los Angeles.