Richard Shotwell/Invision/AP

Dave Filoni deve comandar a Lucasfilm após Kathleen Kennedy

Segundo site, estúdio deve adotar liderança compartilhada, com Filoni no comando criativo e Lynwen Brennan na direção executiva

06/01/2026 às 15:34

Segundo o Puck News, portal conhecido por antecipar previsões e rumores da indústria de Hollywood, Dave Filoni e Lynwen Brennan devem assumir o comando da Lucasfilm após a saída de Kathleen Kennedy. De acordo com o site, o anúncio oficial deve acontecer nas próximas semanas.

Dave Filoni e Kathleen Kennedy. Foto: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Atualmente vice-presidente executivo e diretor criativo da empresa, Dave Filoni deve assumir o posto de líder criativo geral da Lucasfilm, ficando responsável por definir as direções artísticas e narrativas das produções do estúdio. Já Lynwen Brennan, que hoje atua como Gerente Geral, deve ocupar a função de líder executiva, com foco na gestão administrativa e nos negócios da companhia.

O modelo de liderança compartilhada seria semelhante ao adotado recentemente pela DC Studios, comandada por James Gunn no setor criativo e Peter Safran na área executiva.

Lynwen Brennan. Foto: Lucasfilm

Em fevereiro de 2025, uma reportagem do The Hollywood Reporter já apontava Filoni como favorito a substituir Kennedy. Depois, em uma extensa matéria publicada em junho, o veículo indicou que a liderança do estúdio poderia ser exercida de forma compartilhada, sugerindo a produtora Carrie Beck como possível parceira de Filoni no comando da empresa. Pelo visto o cenário mudou desde então, e Lynwen Brennan passou a figurar como o nome mais forte para dividir a chefia.

A reportagem do THR também destacou uma preocupação interna da Disney em relação a Filoni ocupar a presidência da Lucasfilm. Segundo fontes ouvidas pelo site, a cúpula do conglomerado teme que o diretor seja excessivamente comprometido com a mitologia de Star Wars, o que poderia dificultar a atração de novos públicos para a franquia. “Ele não é o cara de Andor, ele é o cara de Ahsoka”, afirmou uma das fontes.

Dave Filoni foi pupilo direto de George Lucas, criador de Star Wars, e é coautor, ao lado dele, de grande parte do atual universo expandido canônico da franquia, especialmente por meio das animações The Clone Wars (2008) e Rebels (2014). Filoni também esteve à frente de produções em live-action como The Mandalorian (2019) e Ahsoka (2023).

Últimas Notícias

Kill Bill: The Whole Bloody Affair chega aos cinemas em 5 de março
Os Muppets estão de volta! Disney revela trailer do novo especial com Sabrina Carpenter
Cangaço Novo ganha data de estreia da 2ª temporada
Renata Sorrah estreia como dubladora em Cara de Um, Focinho de Outro