Depois de quase 20 anos com a mesma estrutura, a Academy of Television Arts & Sciences (ATAS), que reconhece e premia a Indústria Televisa por meio do Emmy, divulgou que vai ter uma nova categoria: o Prêmio Legado vai contemplar produções que tenham relevância atemporal.

Para que uma série entre nessa categoria ela deve ter pelo menos 60 episódios e 5 temporadas realizadas, conquistando e mantendo influência contínua na sociedade e cultura. As produções só podem ser indicadas uma única vez e isso vale também para a concessão do prêmio. São válidos programas antigos que não estão mais no ar, os que estão em exibição e os que estão prestes a serem concluídos.
Programas de TV como The Wire (HBO), Sopranos (HBO), Dexter (Showtime), Seinfeld (NBC), Lost (ABC), Glee (FOX), The Crown (Netflix), The X-Files (FOX), Doctor Who (BBC One) e The Wonder Years (ABC) são alguns que podem ser nomeados pela Academia.
O Comitê de Prêmios Especiais vai selecionar todos os anos as séries com base na apuração do conselho administrativo da Academia de Televisão, também estando aberto a receber cartas por membros da indústria ou do público geral.
A nova categoria está sendo analisada pelo Emmy acerca da melhor alternativa de entrega em relação aos eventos: durante a transmissão do Primetime Emmy Awards, a cerimônia do Creative Arts Emmy Awards, no festival Televerse da Academia de Televisão ou durante a cerimônia do Hall da Fama. A escolha do local será de responsabilidade da Academia de Televisão.