O Fortnite removeu o emote Peaceful Hips, inspirado na abertura da série Pacificador de James Gunn e John Cena, depois de revelar que o universo alternativo “Terra-2” é, na verdade, a “Terra-X”, um mundo nazista em que a bandeira dos EUA traz uma suástica.
A revelação fez muitos perceberem que a coreografia da abertura da série e, consequentemente, do emote em Fortnite, possuía movimentos de braços que formam uma suástica.
DC Peacemaker 'Peaceful Hips' Emote will be disabled
— iFireMonkey (@iFireMonkey) September 28, 2025
"As we inquire into our partner's creative intentions in this collab emote. Assuming it's not coming back, we'll issue refunds in the next few days. Sorry folks." pic.twitter.com/gQ4oARbf6f
A Epic Games afirmou em nota oficial que só descobriu a intenção por trás da dança junto ao público: “Estamos desativando o emote Peaceful Hips em Fortnite enquanto consultamos nosso parceiro sobre as intenções criativas nessa colaboração. Caso o item não volte, emitiremos reembolsos nos próximos dias. Pedimos desculpas.”
Mais curioso ainda é a percepção de que a própria Epic teria sido pega de surpresa pela DC Studios, com quem trabalhou diretamente na colaboração e possuem diversas parcerias.
A decisão já divide a comunidade: parte dos fãs concorda que manter o “emote nazista” poderia levar a usos tóxicos no jogo, enquanto outros questionam a postura seletiva da Epic. Críticos lembram que o jogo ainda comercializa outros conteúdos controversos, como a dança Tylil (com música de Kanye West/Ye, que já se declarou nazista), mas sem revenda, e a skin Rue que foi acusada de lembrar uniformes nazistas.
Por outro lado, há indícios de que a dança não tenha qualquer conotação desse tipo, já que movimentos semelhantes aparecem até no clipe oficial da música usada como base para a coreografia.
Clip de Oh Lord de Foxy Shazam (Música da intro de pacificador) https://t.co/KTgj0WYxKh pic.twitter.com/iHn5k78qGx
— DCnauta (@UniversoDCnauta) September 28, 2025
O futuro das parcerias entre Fortnite e a DC agora é incerto, e a reação da Warner/DC Studios deve ser decisiva para a continuidade dessa colaboração.