Divulgação / Raphy Studios

Tears of Blood: curta brasileiro aposta em estética cyberpunk e narrativa ambientada no Japão

Produzido pelo Raphy Studios, o curta-metragem é uma animação totalmente nacional com lançamento previsto para 2026

20/10/2025 às 13:16

Na última quarta-feira (15), foi divulgado o novo trailer de Tears of Blood, um curta-metragem em desenvolvimento por um estúdio 100 % brasileiro, o Raphy Studios.

Segundo o estúdio, o projeto teve início no final de 2023 e já está encaminhado para sua reta final, com lançamento previsto para 2026.

A sinopse, disponível na página de financiamento coletivo (Catarse), diz que acompanhamos, no primeiro ato, a história de Kenji (ケンジ), um jovem que segue a tradição de sua família ao rejeitar qualquer tipo de aprimoramento cibernético, em um mundo onde a humanidade se mistura cada vez mais com máquinas.

O primeiro teaser, divulgado em março no canal oficial do Raphy Studios no YouTube, dá um prelúdio da vida de Kenji, mostrando a morte de sua mãe Aiko, bem como a presença de seu pai Keisuke, o mesmo que aparece no trailer mais recente.

Em abril, outro teaser foi divulgado pelo estúdio, oferecendo um panorama da cidade de Fukkō, no Japão, onde se passa a história de Tears of Blood.

Pelos teasers, percebe-se que será uma narrativa ambientada em um mundo de estética cyberpunk, ainda que com fortes elementos da cultura tradicional japonesa. É exatamente nessa tensão, entre tradição e tecnologia, corpo orgânico e máquina, que parece residir o cerne da história.

Temos também alguns nomes do elenco de dubladores por trás de alguns dos rostos que vemos nos trailers. Gabriel Martins é a voz do protagonista, Kenji; Alexandre Marconato é a voz do pai do protagonista, Keisuke; e por fim, Carlinhos Silveira é a voz de Haruto, um personagem que não apareceu nos vídeos mas também desempenha um papel essencial na jornada de Kenji.

Design de Haruto. Imagem: Divulgação | Raphy Studios

No Catarse, o estúdio afirma que “Tears of Blood é mais do que um projeto, é um sonho que nasceu da paixão pelo cinema e pela arte de contar histórias. Somos uma equipe que tem colocado toda a energia, esforço e dedicação para transformar essa ideia em realidade.”

Trata-se de um projeto ambicioso e inteiramente independente: é, até agora, o trabalho mais importante do Raphy Studios, resultado de cerca de 3 anos de produção e de ideias dos artistas que sempre sonharam em ver suas próprias obras realizadas. (Foi possível confirmar que o estúdio menciona mais de 6 anos de atuação em animação/ilustração em seu portfólio.

Ver um estúdio nacional investir em animação original, com estética própria, narrativas que mesclam tecnologia, cultura e identidade, é extremamente relevante. Mostra que o talento brasileiro tem condições de produzir conteúdo autoral e artístico, não apenas prestação de serviços para projetos estrangeiros.

Últimas Notícias

Kill Bill: The Whole Bloody Affair chega aos cinemas em 5 de março
Os Muppets estão de volta! Disney revela trailer do novo especial com Sabrina Carpenter
Cangaço Novo ganha data de estreia da 2ª temporada
Renata Sorrah estreia como dubladora em Cara de Um, Focinho de Outro