Divulgação: Xicoia
Divulgação: Xicoia

SAG-AFTRA e atores entram em choque com “atriz” de IA Tilly Norwood

Nova "atriz" IA pode ocupar espaços de artistar reais

30/09/2025 às 12:59

O surgimento da “atriz” de inteligência artificial Tilly Norwood gera críticas de atores e outros artistas, enquanto empresas e estúdios de entretenimento supostamente já colaboravam com a idéia nos bastidores.

Atriz IA Tilly Norwood. Divulgação Xicoia

A polêmica começou após a atriz, comediante e cientista Eline Van der Velden revelar, durante o Zurich Summit, que sua startup Xicoia, braço da produtora Particle6, estava em conversas avançadas com agências para representar Tilly. Segundo o Deadline, caso o acordo se concretize, seria uma das primeiras vezes que uma personagem criada por IA conquistaria um espaço tradicionalmente reservado a artistas humanos.

Da esquerda para direita: Diana Lodderhose, Eline Van der Velden e Verena Puhm. Foto: Melanie Goodfellow | Deadline

Segundo Van der Velden, a indústria já mudou de postura em relação à IA: “Estávamos em várias salas de reuniões por volta de fevereiro, e todo mundo dizia: ‘Não, isso não é nada. Não vai acontecer’. Então, em maio, as pessoas diziam: ‘Precisamos fazer algo com vocês’. Quando lançamos a Tilly, as pessoas perguntavam: ‘O que é isso?’, e agora vamos anunciar qual agência a representará nos próximos meses.”

Em comunicado oficial pelo Instagram, o sindicato de atores dos EUA, SAG-AFTRA, reagiu duramente, afirmando que Tilly Norwood “não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador que foi treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais, sem permissão ou remuneração”. 

A entidade destacou também que a personagem “Não tem experiência de vida para se inspirar, não tem emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana.” O SAG-AFTRA adiciona que o uso dessa IA só cria problemas, como ameaçar empregos e desvalorizar a arte da atuação humana.

Segundo a Variety, a repercussão se espalhou entre celebridades. Whoopi Goldberg, no programa The View, afirmou não acreditar que uma IA possa substituir humanos: “Você sempre consegue distingui-los de nós. Nos movemos diferente, nossos rostos e corpos se movem diferente.”

Já Emily Blunt, ao ver uma foto de Tilly durante uma entrevista à Variety, reagiu com espanto: “Não, é sério? Isso é uma IA? Meu Deus, estamos ferrados. Isso é muito, muito assustador. Vamos lá, agências, não façam isso. Por favor, parem. Por favor, parem de tirar nossa conexão humana”.

Outras atrizes, como Melissa Barrera, Kiersey Clemons e Mara Wilson, também criticaram a ideia nas redes sociais.

Apesar da resistência, insiders da indústria confirmam que grandes estúdios já testam projetos com tecnologia de IA sob sigilo, preparando anúncios para os próximos meses. 

Últimas Notícias

Taylor Sheridan e Peter Berg vão comandar adaptação de Call of Duty para o cinema
Amazon cancela MMO de O Senhor dos Anéis em meio a onda de demissões
Nova temporada de O Lótus Branco será filmada em Paris e na Riviera Francesa
Terror erótico Lago dos Ossos, com Marco Pigossi, ganha data de estreia no Brasil