A Bluepoint Games, estúdio por trás de remakes e jogos resmasterizados para aos consoles Playstation, será fechada pela Sony em março deste ano.
A notícia foi divulgada nesta quinta-feria (19) pela Bloomberg, que conseguiu entrevista com um porta-voz da Playstation. De acordo com ele, a Sony tomou a decisão após uma “avaliação de negócios recente” do estúdio; adicionou também que “Bluepoint Games é um time extremamente talentoso e sua competência técnica entregou experiências excepcionais à comunidade Playstation”. O porta-voz finaliza agradecendo a paixão, criatividade e perícia do estúdio.
Antes de ser adquirida pela Sony em setembro de 2021, a desenvolvedora remasterizou e produziu remakes de jogos mais antigos da Sony Computer Entertainment. Dentre os remasters estão God of War Collection (2009), Metal Gear Solid HD Collection (2011), Uncharted: The Nathan Drake Collection (2015) e Gravity Rush (2015). Além disso, o estúdio trouxe remakes de Shadow of the Colossus (2018) e Demon’s Souls (2020); ambos criticamente aclamados e com notas que ultrapassam 90 no Metacritic.

Após ser comprada pela Sony, a desenvolvedora não produziu nenhum jogo na escala dos remakes ou remasters. Suas contribuições foram auxiliar o desenvolvimento de God of War: Ragnarök, da Santa Monica Studio, e em desenvolver um suposto God of War “live-service”, que foi cancelado no início de 2025. O fechamento da Bluepoint Games afeta aproximadamente 70 funcionários, e já trouxe diversas críticas de fãs nas redes sociais, como no Twitter/X.
Considerando que 2025 foi marcado por ondas de demissões de funcionários per meio de grandes empresas de jogos (como a Xbox), é uma grande preocupação de muitos jogadores que essa tendência possa continuar nesse ano. Essa questão é exacerbada principalmente quando os alvos são desenvolvedoras populares e ganhadoras de prêmios; mostrando que nenhum estúdio está completamente seguro nos tempos de hoje.